segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Santa Marinha de São Félix da Marinha

As freguesias de Gaia são tantas que parecem dignas de uma escolaridade de outros tempos, quando se impunha que os jovens estudantes soubessem os afluentes da margem direita e esquerda de rios desconhecidos ou estações e apeadeiros de comboios em que possivelmente nunca iriam viajar.

A saber: Arcozelo, Avintes, Canelas, Canidelo, Crestuma, Grijó, Gulpilhares, Lever, Madalena, Mafamude, Olival, Oliveira do Douro, Pedroso, Perosinho, Sandim, Santa Marinha, São Félix da Marinha, São Pedro da Afurada, Seixezelo, Sermonde, Serzedo, Valadares, Vilar de Andorinho e Vilar do Paraíso.

Como é natural para quem vem na A1 e deseja ir para a Aguda, na freguesia de Arcozelo, deverá sair em direcção a Canelas. 

Poderá também fazê-lo em Santarém.

Estes mouros... sinceramente!

Ainda em março de 2011 não distinguia Aguda de Afurada. Para mim era tudo o mesmo, provavelmente porque ambas as localidas começam por "A" têm um "u" pelo meio e acabam em "da".

Já me tinha acontecido confusão idêntica entre Ermesinde, Espinho e Matosinhos, do mesmo modo que para alguns Almada (o mesmo que Amadora) "fica" em Lisboa.